Professor Cardy


Exercícios > UFSCAR

A seguir você encontra uma seleção de 15 de exercícios de relativos à banca: UFSCAR.


O que é um Número Racional

Para saber a resposta clique aqui



Primeira Página
Página Anterior

Registros 21 a 15 de 15.

UFSCAR - 2007 ( Biologia )

Pesadelo


Suponha um organismo diplóide, 2n = 4, e a existência de um gene A em um dos pares de cromossomos homólogos e de um gene B no outro par de homólogos. Um indivíduo heterozigótico para os dois genes formará

A) 2 tipos de gametas na proporção 1:1.
B) 2 tipos de gametas na proporção 3:1.
C) 4 tipos de gametas nas proporções 9:3:3:1.
D) 4 tipos de gametas nas proporções 1:1:1:1.
E) 4 tipos de gametas na proporção 1:2:1.


Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

UFSCAR - 2007 ( Biologia )

Pesadelo


Nas angiospermas, a condução da seiva bruta (água e sais minerais) ocorre das raízes até as folhas, as quais podem estar situadas dezenas de metros acima do nível do solo.
Nesse transporte estão envolvidos

A) elementos do xilema, no interior dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por forças de coesão.
B) elementos do floema, no interior dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica.
C) elementos do parênquima, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica e forças de coesão.
D) elementos do parênquima e floema, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por forças de coesão.
E) elementos do xilema e do floema, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica.


Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

UFSCAR - 2007 ( Biologia )

Pesadelo


Um biólogo encontra uma nova espécie animal de aspecto vermiforme. A princípio, fica em dúvida se este é um representante do Filo Annelida ou Nematoda. Para decidir entre as duas opções, você recomendaria que ele examinasse a presença de

A) simetria bilateral.
B) segmentação corporal.
C) sistema circulatório aberto.
D) sistema digestivo completo.
E) sistema nervoso difuso.


Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

UFSCAR - 2007 ( Biologia )

Pesadelo


O exame de um epitélio e do tecido nervoso de um mesmo animal revelou que suas células apresentam diferentes características. Isso ocorre porque

A) as moléculas de DNA das duas células carregam informações diferentes.
B) os genes que estão se expressando nas duas células são diferentes.
C) o mecanismo de tradução do RNA difere nas duas células.
D) o mecanismo de transcrição do DNA nas duas células é diferente.
E) os RNA transportadores das duas células são diferentes.


Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

UFSCAR - 2007 ( Geografia )

Pesadelo


Durante quase trinta anos, desde o final da Segunda Guerra Mundial até 1973, a economia capitalista mundial se desenvolveu a taxas historicamente altas, inéditas para tão longo período.

(Jacob Gorender. Estratégias dos Estados Nacionais diante do processo de Globalização. In: Estudos Avançados. São Paulo: IEA-USP, Série Internacional, nº- 32, jun/2001. p. 2.)

Assinale a alternativa que apresenta característica do período assinalado no texto.

A) Predomínio da ordem multipolar, com a ascensão do Japão e da Alemanha à condição de nações centrais do sistema.
B) Forte desenvolvimento tecnológico, com ênfase para a indústria química, naval e exploração de fontes energéticas, como o carvão.
C) Predomínio da produção e do trabalho baseados no sistema taylorista-fordista, com produção em massa e separação entre concepção e execução do trabalho.
D) Adoção do liberalismo como doutrina econômica, com a introdução da política do bem-estar social nos países europeus e nos Estados Unidos.
E) Divisão Internacional do Trabalho, segundo a qual países periféricos coloniais exportavam matérias-primas e os países centrais, produtos industriais.


Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

UFSCAR - 2007 ( Geografia )

Pesadelo


Estamos voando a sete mil metros de altitude [...]. É de manhã cedo. Lá embaixo a sombra do 747 desliza na névoa outonal. Pelo visor, parece circundada por um arco-íris, como um pássaro etéreo em alça de mira celestial. A névoa se dissipa e revela o escudo arqueano gasto e carcomido de Minas Gerais e uma confusão de cumes que se entrecruzam distribuídos pela Serra do Espinhaço. A oeste, córregos marrons serpenteiam preguiçosos rumo ao seu encontro com o rio São Francisco. A leste, corredeiras se precipitam para o Rio Doce e o Oceano Atlântico. É uma paisagem cicatrizada pelo trabalho humano. No horizonte azul-escuro distinguem-se vagamente os grandes reservatórios das barragens de Furnas e Três Marias. No primeiro plano, estendem-se as voçorocas alaranjadas e gredosas, incisões talhadas por séculos de mineração, agricultura e pecuária imprevidentes. Em terrenos planos de aluvião aqui e acolá, o cultivo persiste. Em campos recém-arados pode-se distinguir o tom vermelho tijolo dos solos férteis e ricos em ferro. Os pastos das montanhas ainda estão verdes por causa das chuvas de verão [...]. Cidades se amontoam nos vales, cintilando ao sol claro da manhã como jóias desgastadas à beira do caminho.

(Warren Dean. A ferro e a fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. Apud Boligian & Alves. Geografia — espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2004. p. 22.)

O autor descreve a paisagem de parte do Estado de Minas Gerais.
Assinale a alternativa correta.

A) O escudo arqueano decorre de falhamentos e dobramentos ocorridos no Cenozóico terciário, reflexo do processo de ruptura do continente da Gondwana e abertura do oceano Atlântico.
B) Na área, há ocorrência de importantes depósitos metalíferos, com destaque para as produções de ferro e bauxita obtidas no Quadrilátero Ferrífero e no Maciço de Urucum, cuja produção destina-se ao abastecimento do mercado interno.
C) As barragens de Furnas e de Três Marias são localizadas, respectivamente, no rio Grande e no rio São Francisco, responsáveis por parte da geração de energia elétrica da região.
D) Os solos férteis, porém ácidos pela presença de metais, têm sido utilizados para a expansão da produção de soja, o que coloca o Estado de Minas Gerais como segundo maior produtor nacional do grão, atrás do Mato Grosso.
E) Os pastos da área em destaque são ocupados pela criação bovina de corte, em sistema extensivo, sendo que importantes frigoríficos localizados em Uberlândia são responsáveis pela exportação de carne de alta qualidade com o selo “boi verde”.


Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

UFSCAR - 2007 ( Geografia )

Pesadelo


O Oriente Médio é, historicamente, zona de tensões entre povos, nações e países. Em 2006, ocorreram conflitos armados nas fronteiras de Israel, Palestina e Líbano, envolvendo exército e grupos armados. Sobre os conflitos, analise as afirmações seguintes.

I. O grupo Hamas, acusado por Israel pela morte e seqüestro de soldados na região da Faixa de Gaza, é um movimento que luta pela formação do Estado Independente da Palestina e se opõe à existência do Estado de Israel.
II. O grupo Hezbollah luta pela desocupação israelense nos territórios de Gaza e Golã e pela demarcação de Jerusalém como território independente, devido à sua importância religiosa para católicos, judeus e muçulmanos.
III. Além dos conflitos de ordem histórica, religiosa e política, a região apresenta tensões decorrentes da escassez de recursos hídricos, como o interesse no controle das nascentes do rio Jordão.
IV. Uma das zonas de tensão é a fronteira do Líbano, onde se encontram as nascentes do rio Jordão, área estratégica para o acesso e controle da água doce disponível na região.

Estão corretas as afirmações:

A) I e III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) II e IV, apenas.


Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

UFSCAR - 2007 ( Geografia )

Pesadelo


No mapa, está representada a quantidade de dióxido de carbono emitida na atmosfera, por países, segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano editado pela ONU em 2003.

(ONU. Relatório do Desenvolvimento Humano, 2003. www.mapas.ibge.gov.br/. Adaptado.)

Considerando essas informações e a problemática ambiental, é correto afirmar que:

A) O principal efeito do problema representado no mapa é a redução da camada de ozônio, pois o dióxido de carbono permite o aumento da absorção da radiação ultravioleta.
B) Os países que contribuem com emissões superiores a 3,5 ton/hab de dióxido de carbono fazem parte do grupo dos países desenvolvidos altamente industrializados, nos quais a queima de combustíveis fósseis é crescente.
C) Os países com acelerada industrialização que apresentam emissões inferiores a 3,5 ton/hab devem, pelo Protocolo de Kyoto, reduzir as emissões em índices mais elevados que os países não industrializados com emissão superior a 7,0 ton/hab.
D) A participação crescente da frota de veículos movidos por derivados do petróleo é uma das causas do aumento na emissão de dióxido de carbono, assim, o desenvolvimento de combustíveis alternativos pode ajudar na redução dos níveis de emissão de CO2.
E) A pequena participação dos países pobres africanos e asiáticos na emissão de CO2 resulta da aquisição dos “créditos de carbono”, que são aplicados na preservação de florestas e no desenvolvimento de formas de energia alternativas.


Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

UFSCAR - 2007 ( Geografia )

Pesadelo


Em 2005, a População Economicamente Ativa (PEA) do Brasil era de 96 milhões de pessoas, representando 62,9% da população do país com 10 anos ou mais. Sobre o comportamento da PEA, é correto afirmar que:

A) a maior parte da população economicamente ativa insere-se no setor secundário, executando atividades tipicamente urbanas.
B) há predomínio da mulher na composição da população economicamente ativa, pois aumentou o número de mulheres chefes de família na última década.
C) tem havido sucessivos decréscimos frente ao total da população não-ativa, devido ao crescimento substancial do desemprego.
D) há predomínio das atividades primárias nas grandes regiões onde prevalece a população rural frente à urbana.
E) há participação significativa do setor informal da economia, em função do subemprego nos setores de comércio e serviços.


Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

UFSCAR - 2007 ( História )

Pesadelo


(...) a grande arrancada para o interior já estava ocorrendo muito antes do golpe militar de 1964; e como não é de surpreender, continuou inabalável após a volta dos militares aos quartéis em 1985. A construção da nova capital, Brasília, em 1960, e a simultânea abertura de duas artérias rodoviárias por dentro da floresta — a estrada de terra de 3.200 quilômetros em direção ao norte, entre a nova capital e Belém, na foz do rio Amazonas, e o início da rodovia Brasília-Porto Velho no rumo oeste — foram os eventos que em muitos aspectos deram partida ao desastre dos dias atuais.

(Kenneth Maxwell. Chocolate, piratas e outros malandros, 1999.)

Considerando os acontecimentos citados no texto, qual foi o principal argumento dos governos brasileiros para essa expansão no período?

A) Necessidade da extração de madeira para o incremento da indústria de celulose.
B) Organização da infra-estrutura de transporte nacional, através da ligação das vias fluviais com as rodovias.
C) Instalação no interior do país de parques industriais voltados para produção de maquinários e insumos agrícolas.
D) Abertura dos recursos do interior para o desenvolvimento nacional, com investimentos na agricultura, pecuária e extração mineral.
E) Conter a infiltração de movimentos guerrilheiros em regiões de difícil controle militar, através do incentivo à expansão industrial, com liberação de crédito para a Amazônia.


Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

UFSCAR - 2007 ( História )

Pesadelo


(...) despacho de Salvador transmitia informações prestadas por um “respeitável cavalheiro vindo das regiões de Canudos”, o qual dizia se encontrarem entre os adeptos do Conselheiro “sertanejos fanáticos pelo interesses, que para ali se dirigiam acreditando na idéia do comunismo, tão apregoada pelo Conselheiro”. E adiantava este dado significativo: “sobe a sessenta o número de fazendas tomadas pelos conselheiristas em toda a circunscrição”. (...)
(...) a sorte dos fazendeiros das vizinhanças de Canudos foi uma só — fuga. Não lhes restava outra alternativa como cúmplices dos atacantes. Porque eram eles, os grandes fazendeiros, que davam abrigo às tropas do governo na sua marcha sobre Canudos, forneciam-lhes animais de carga para seu abastecimento, gado e cereais para sua alimentação. Eram os principais interessados no assalto a Canudos, no esmagamento dos “revoltosos” que tão mau exemplo transmitiam aos demais explorados do campo.

(Rui Facó. Cangaceiros e fanáticos, 1956.)

O principal argumento do autor está relacionado à idéia de que, naquele contexto, os grandes proprietários

A) tinham receio de perder suas terras para os camponeses pobres.
B) receavam as crenças proféticas de fim de mundo da religião de Antônio Conselheiro.
C) ajudavam o Exército porque faziam parte oficialmente da Guarda Nacional.
D) temiam as secas e as revoltas que provocavam os saques nos armazéns das cidades.
E) defendiam a estabilidade política nacional e a instituição do Exército.


Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

UFSCAR - 2007 ( História )

Pesadelo


O comércio da Bahia é muito ativo; esta cidade serve de entreposto para os produtos do sertão, que por ela se exportam para as diversas partes do mundo; motivo pelo qual se encontram em seu porto navios de todas as nacionalidades. (...) Os habitantes das costas vizinhas trazem todos os produtos de suas plantações para a capital, a fim de trocá-los por mercadorias de diversos países. Essas trocas constantes e ativas rapidamente fizeram da Bahia uma importante cidade, que parece exceder de muito, em tamanho, o Rio de Janeiro.

(Príncipe Maximiliano Wied Neuwvied. Viagem ao Brasil, 1820.)

O acontecimento histórico que está diretamente ligado ao contexto descrito pelo autor foi:

A) a Revolta dos Malês.
B) a independência dos Estados Unidos.
C) o fim do Bloqueio Continental.
D) a elevação de Salvador à capital da Colônia.
E) a abertura dos portos brasileiros às nações estrangeiras.


Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

UFSCAR - 2007 ( História )

Pesadelo


É prova de mendicidade extrema o não ter um escravo; é indispensável ter ao menos dois negros para carregarem uma cadeira ricamente ornada e um criado para acompanhar este trem. Quem saísse à rua sem esta corte de africanos estaria seguro de passar por um homem abjeto e de economia sórdida.

(José da Silva Lisboa. Carta, 1781.)

Considerando o texto, é correto afirmar que a escravidão

A) impunha um modo de vida de trabalho para ricos e pobres.
B) expressava a decadência moral dos brasileiros.
C) contrastava com a riqueza das elites portuguesas.
D) moldava as relações sociais e econômicas no Brasil.
E) barrava o desenvolvimento dos transportes.


Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

UFSCAR - 2007 ( História )

Pesadelo


O português no Brasil teve de mudar quase radicalmente o seu sistema de alimentação, cuja base se deslocou, com sensível déficit, do trigo para a mandioca; e o seu sistema de lavoura, que as condições físicas e químicas de solo, tanto quanto as de temperatura ou de clima, não permitiam fosse o mesmo doce trabalho das terras portuguesas. A esse respeito o colonizador inglês dos Estados Unidos levou sobre o português do Brasil decidida vantagem, ali encontrando condições de vida física e fontes de nutrição semelhantes às da mãe-pátria.

(Gilberto Freire. Casa-grande & senzala, 1933.)

Segundo o texto, o autor

A) prefere as condições naturais oferecidas pela Europa.
B) atribui importância às trocas culturais entre a Europa e a América do Sul.
C) valoriza os elementos geográficos das terras brasileiras.
D) defende a cultura indígena norte-americana como mais original.
E) acredita que o português teve mais vantagens que o inglês diante da adversidade geográfica americana.


Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

UFSCAR - 2007 ( História )

Pesadelo


Considere as cinco afirmações seguintes.

I. Quarenta anos de política da Alemanha e da França de promoção da mão-de-obra barata desencadearam crises de identidade e reações xenofóbicas nessas nações.
II. A União Européia agregou rapidamente as nações ocidentais e orientais, rompendo definitivamente o controle político soviético no leste europeu.
III. A União Soviética dividiu-se em repúblicas autônomas e o Pacto de Varsóvia deixou de existir.
IV. Nos Bálcãs eclodiram conflitos entre comunidades étnicas, que desencadearam violentas guerras, disputas de fronteiras e supressão dos direitos das minorias.
V. A unificação da Alemanha Ocidental e Oriental diverge da tendência de intolerância européia, apresentando soluções de valorização da diversidade econômica e cultural.

As afirmações que caracterizam as transformações políticas ocorridas na Europa na década de 1990 são:

A) I, II e III.
B) I, III e IV.
C) II, III e IV.
D) III, IV e V.
E) II, IV e V.


Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

UFSCAR - 2007 ( História )

Pesadelo


Os machos chamavam-se clerigaus, monagaus, padregaus, abadegaus, cardealgaus e papagau — este era o único da sua espécie... Perguntamos por que havia só um papagau. Responderam-nos que... dos clerigaus nascem os padregaus... dos padregaus nascem os bispogaus, destes os belos cardealgaus, e os cardealgaus, se antes não os leva a morte, acabam em papagau, de que ordinariamente não há mais que um, como no mundo existe apenas um Sol... Mas donde nascem os clerigaus?... — Vêm dum outro mundo, em parte de uma região maravilhosamente grande, que se chama Dias-sem-pão, em parte doutra região Gente-demasiada...

Esse texto foi escrito por François Rabelais, no livro Gargântua e Pantagruel, na primeira metade do século XVI. Em relação ao texto, é correto afirmar que:

A) é exemplo da literatura iluminista preocupada em descrever a natureza.
B) expressa o pensamento do movimento realista europeu de denúncia à hierarquia social.
C) apresenta uma crítica de um autor renascentista à Igreja Católica.
D) reflete um dos temas de estudos biológicos desenvolvidos por Leonardo da Vinci.
E) constrói uma ordem natural para a estrutura católica.


Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

UFSCAR - 2007 ( História )

Pesadelo


Mare nostrum é uma expressão atribuída aos romanos, que significa a apropriação européia do Mediterrâneo. Sua origem remonta à Antiguidade, quando os romanos

A) conquistaram a Grécia.
B) dominaram o Egito.
C) venceram Cartago.
D) expandiram seu império pela Península Ibérica.
E) submeteram os povos germânicos.


Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

UFSCAR - 2007 ( Química )

Pesadelo


Em 1912, o químico alemão Fritz Haber desenvolveu um processo para sintetizar amônia diretamente dos gases nitrogênio e hidrogênio. Este processo é muito importante economicamente, porque a amônia é bastante utilizada, por exemplo, na indústria de fertilizantes. Considere a reação em equilíbrio químico num sistema fechado

Mantendo-se a temperatura constante, algumas modificações podem ser realizadas nesse sistema:

I. introdução de N2(g);
II. aumento da pressão do sistema;
III. adição de catalisador. As modificações que irão provocar o deslocamento do equilíbrio, favorecendo a formação de NH3, são:

A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

UFSCAR - 2007 ( Química )

Pesadelo


A azia é muitas vezes devida a uma alteração no pH do estômago, causada por excesso de ácido clorídrico. Antiácidos como o leite de magnésia neutralizam este ácido. O leite de magnésia apresenta em sua composição 64,8g de hidróxido de magnésio, Mg(OH)2, por litro da suspensão. A quantidade de ácido que será neutralizada se uma pessoa ingerir duas colheres de sopa (volume total de 9mL) de leite de magnésia é:

A) 0,02 mols.
B) 20 mols.
C) 200 mols.
D) 0,01 mols.
E) 0,58 mols.


Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

UFSCAR - 2007 ( Química )

Pesadelo


O “gelo seco” é dióxido de carbono sólido, e nas condições ambientes sofre sublimação. Colocando-se gelo seco em contato com água destilada contendo o indicador azul de bromotimol, observa-se que a coloração da solução, que inicialmente é verde, torna-se amarelada. Com base nessas informações, é correto afirmar que:

A) a solução final tornou-se alcalina.
B) o pH da solução aumentou.
C) as interações intermoleculares do gelo seco são mais intensas do que as interações intermoleculares da água.
D) o azul de bromotimol adquire coloração amarelada em meio ácido.
E) o gelo seco possui interações intermoleculares do tipo ligação de hidrogênio.


Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

Registros 21 a 15 de 15.

Primeira Página
Página Anterior

Nedstat Basic - Free web site statistics
Personal homepage website counter